O que é APM

O QUE É A APM?

O que é a Associação de Pais e Mestres – APM?
A APM é uma entidade jurídica de direito privado, criada com a finalidade de colaborar para o aperfeiçoamento do processo educacional, para a assistência ao escolar e para a integração escola-comunidade. Atualmente, sua principal função é atuar, em conjunto com o Conselho de Escola, na gestão da unidade escolar, participando das decisões relativas à organização e funcionamento escolar nos aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros.

Existe algum regulamento para a Associação de Pais e Mestres?
Através do Decreto n.º 12.983, de 15 de dezembro de 1978, alterado pelo Decreto n.º 48,408, de 06 de Janeiro de 2004, foi estabelecido o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres, e este é o instrumento que dispõe sobre as finalidades, atribuições e deveres para seu funcionamento como instituição.

Quando e como deverá ser constituída a Associação de Pais e Mestres?
O mandato da Diretoria da APM é de um ano, devendo o Diretor da Escola, ao final do mesmo, convocar a equipe escolar (vice-diretor, coordenador pedagógico, pessoal administrativo e professores), pais dos alunos e os alunos maiores de 18 (dezoito) anos, para a Assembléia Geral que será presidida pelo mesmo.
Compete à Assembléia Geral eleger o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal.
Cabe ao Conselho Deliberativo eleger os membros da Diretoria Executiva e divulgar os nomes dos escolhidos a todos os associados.

Qual a finalidade da Associação de Pais e Mestres?
A APM tem por finalidade colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao escolar e na integração família-escola-comunidade. Os objetivos da APM são de natureza social e educativa, sem caráter político, racial ou religioso e sem finalidades lucrativas.

Quem administra a APM?
A APM é administrada pelos seguintes órgãos:
Assembléia Geral – constituída por todos os associados;
Conselho Deliberativo – constituído de: Diretor da Escola o seu presidente nato, e os demais componentes: Professores, Pais de alunos, Alunos maiores de 18 (dezoito) anos, Sócios admitidos;
Diretoria Executiva – constituída por: Diretor Executivo, Vice-diretor Executivo, Secretário, Diretor Financeiro, Vice-diretor Financeiro, Diretor Cultural, Diretor de Esportes, Diretor Social, Diretor de Patrimônio. Obs. O Diretor Financeiro;
Conselho Fiscal – será constituído por pais de alunos e representante do quadro administrativo ou docente da Escola.

O pagamento de taxa da APM é obrigatório?

A contribuição financeira para a APM é sempre facultativa. No início de cada ano letivo e após o encerramento do período de matrículas, serão fixadas a forma e a época para a campanha de arrecadação das contribuições dos sócios..

Para que serve a APM?

- Manutenção de Banheiros.

- Pintura de vários locais da Escola

- Manutenção de carteiras e cadeiras

- Manutenção na área esportiva

- Compra de equipamentos esportivos

- Manutenção de Laboratórios de informática

- Compra de hardware para manutenção de computadores

- Manutenção dos laboratórios de Nutrição e Informática

- Manutenção do Provedor de Serviço de Internet

- Disponibilização de Link de Internet para os computadores da Escola

- Controle da terceirização da Cantina da Escola e Gráfica

- Apoio a eventos realizados na escola como (feiras, workshops, etc)

- Ajuda na compra de materiais de limpeza.

- Assinatura de Jornais e Revistas para a Biblioteca

- Compra de livros para a Biblioteca (quando julgado necessário pela Direção/Coordenação)